5 dicas para manter o seu smartphone longe dos malwares

smartphone-4

Atualmente o celular se tornou um companheiro indispensável para as atividades desempenhadas no dia a dia. Assim, feito um computador de mão, ele carrega diversos dados importantes para seus usuários como senhas de banco, contas de e-mail, arquivos, boletos, etc. Prova disso é que no Brasil existem mais celulares do que habitantes.

Por isso, além de proteger os computadores de mesa, o cuidado com os celulares também é importante. Então, hoje vamos trazer dicas para manter os smartphones mais seguros.

Sistema atualizado é sistema seguro

smartphone 1

Assim como nossos especialistas recomendam para os notebooks e desktops, manter o sistema atualizado em smartphones contribui para a segurança de dados.

Uma vez que as desenvolvedoras de sistemas como Android e Apple estão em trabalho constante para promover melhorias, evitar bugs e aumentar a proteção, cada versão nova do sistema que está instalado em seu aparelho o torna mais seguro.

Use senhas mais complexas e autenticação de 2 fatores para proteger o seu smartphone

Primeiramente, o uso de senhas de acesso mais complexas para não deixar o seu aparelho vulnerável é um passo simples e muito eficaz na proteção do celular.

Além disso, a autenticação de dois fatores é uma aliada para evitar a exposição de seus dados quando estiver logado em aplicativos. Para a implementação segura desta dica recomendamos que o usuário sempre anote as senhas escolhidas em algum lugar físico e seguro.

smartphone-2

Antivírus: uma solução eficaz também para dispositivos móveis

Além de serem usados em computadores, os antivírus também são capazes de proteger os smartphones de maneira eficaz. Especialmente quando o usuário os mantém ativados e desenvolve o hábito de fazer uma verificação de segurança diária antes de iniciar o uso, contatos com vírus e malwares são evitados, uma vez que a detecção de arquivos afetados e facilitada.

Evite usar redes gratuitas de Wi-fi

Apesar de muito cômodas, as redes gratuitas de Wi-fi que não pedem senha e nem verificação do e-mail, encontradas em locais públicos deixam o smartphone vulnerável porque conseguem ser acessadas por qualquer pessoa, inclusive hackers.

Assim, já que detém meios ilegais para acessar os dados, eles podem se apossar facilmente do aparelho de quem está usando a rede no momento do ataque. Por outro lado, as redes gratuitas que solicitam senha ou verificação de e-mail são mais seguras e tem o seu uso recomendado.

smartphone-3
Fuja dos links e aplicativos suspeitos

Certamente você já ouviu por aí que é imprescindível não clicar em links que chegam ao seu e-mail através de spam ou destinatários suspeitos como bancos que fazem cobranças e boletos que chegam sem você ter solicitado. Então, essa dica também vale para os celulares.

Além de ficar atento aos e-mails suspeitos, estendemos a recomendação a links duvidosos que chegam através de aplicativos já instalados como o WhatsApp, que é uma ferramenta frequentemente utilizada para a aplicação de golpes.

Ademais, evite o download de aplicativos de origem duvidosa ou duplicada que volta e meia são encontrados nas listas do Google Play e da Apple Store, apesar da intensa verificação feita por essas empresas. Antes de baixar um novo aplicativo, certifique-se que que ele é seguro e controle as permissões que você dará durante o período de utilização, tanto no Android quanto no iOS.

Gostou dessas dicas sobre como deixar o seu smartphone mais seguro? Na WSL tech estamos prontos para te ajudar na manutenção do seu aparelho e na segurança de dados durante qualquer procedimento. Faça seu orçamento gratuito agora e aproveite facilidades exclusivas como o serviço de leva e traz gratuito para os principais bairros de São Paulo e o faturamento flexível para empresas parceiras.

Solicite, agora, um orçamento!

Posts relacionados