Agora que seus filhos estão ficando mais em casa por conta da pandemia, bate aquela preocupação quanto ao monitoramento das atividades desempenhadas online, não é? Especialmente diante dos perigos encontrados no ambiente virtual, é natural que existam várias ferramentas que facilitem o controle parental.
Segundo dados estatísticos, crianças e adolescentes são as maiores vítimas de crimes cibernéticos. Por isso, a equipe da WSL tech decidiu falar mais sobre a importância do uso dessas ferramentas para manter a segurança dos pequenos.
Atualmente, algumas leis foram criadas para defender vítmas de vazamento de dados e outros golpes aplicados online. Porém, tudo isso é muito novo e, muitas vezes, não se aplica à casos como os que as crianças estão sujeitas a viver na internet.
Bulling virtual, pedofilia e incentivo ao suicídio nos parecem crimes “de noticiário”, mas não são. Certamente eles podem acontecer dentro de casa sem que saibamos.
É preciso entender que vários fatores podem influenciar quadros extremos como esses. Entretanto, é papel dos pais conversar com a criança abertamente sobre tudo, inclusive sobre os prós e contras da internet. Afinal, quem qualifica o uso dos meios digitais é o usuário, que pode aproveitá-lo para o bem e para o mal.
Por fim, antes de aprofundar a questão e trazer alternatuvas de proteção, é importante salientar que as ferramentas de controle são bem-vindas, quando usadas de forma consciente e não abusiva.
Aplicativos de controle parental para smartphones e tablets
Uma vez que a educacação das crianças está sendo feita online, é importante buscar soluções de monitoramento e controle parental online. E não nos faltam opções!
Além de gerar relatórios semanais, mensais e ter a função de localização, aplicativos como o FamiSafe e Google Family Link aprofundam a proteção. Bloqueio de termos ofensivos, links suspeitos e controle de downloads são algumas das funções disponíveis para todos os sistemas operacionais.
Assim, pais que possuem iPhone ou qualquer aparelho com Android podem ficar mais tranquilos. Instalando o mesmo aplicativo no seu celular e no celular do seu filho você já pode monitorar tudo que acontece.
Controle parental no notebook
Tanto Mac quanto Windows são sistemas operacionais que contam com ferramentas nativas de controle parental. Basta configurar corretamrnte para dar segurança aos notebooks e computadores. Além disso, sites com conteúdo compartilhado como o Youtube, também disponibilizam essa função.
O que fazer com meu equipamento se descobrir alguma atividade suspeita?
Muitas vezes os criminosos aproveitam da inocência dos pequenos para roubar dados importantes como: endereço, números e senha de contas bancárias e cartões de crédito. Por isso, ao notar qualquer atividade suspeita leve o equipamento para a assistência.
Já falamos aqui no blog sobre o compromisso da WSL tech com os equipamentos e dados dos clientes na hora de realizar varreduras e manutenções.
Ao trazer seu equipamento, você pode acompanhar a manutenção através de um vidro instalado em nossa loja. Peça a ajuda dos nossos especialistas para sair do estabelecimento com os aplicativos e programas de controle parental configurados.
Entre em contato conosco e solicite uma avaliação para seu equipamento!