Perder o celular é um imprevisto que afeta a todos de diversas formas, especialmente porque hoje em dia a maioria das tarefas que são desempenhadas podem ser feita através de aplicativos: pagar contas, fazer compras, reeducar os hábitos e muitas outras coisas, portanto separamos 6 passos para você que perdeu o celular.
Mas o que devemos fazer ao perder o celular? A equipe da WSL tech montou uma lista de coisas importantes que você deve saber para não ficar desprevenido.
Tenha uma conta no site ou aplicativo do fabricante
Atualmente, uma das primeiras coisas que fazemos ao adquirir um novo smartphone é criar uma conta ou perfil vinculado ao fabricante do aparelho.
Essa ação tem grande importância quando perdemos o celular pois, apenas ao logar nessa conta, poderemos acessar informações do aparelho à distância.
Rastreie e controle seu aparelho à distância
Através da conta ou perfil que foi criado no site do fabricante é possível rastrear o smartphone depois da perda.
Para conseguir entrar nela sem o aparelho, basta procurar “rastrear meu (nome da fabricante do celular)” no Google.
Desde que o aparelho esteja ligado, consegue-se saber onde ele está.
Através desse recurso também podemos fazer backup dos arquivos, bloquear a tela e outras funcionalidades que ajudam muito quem perdeu o celular.
Tenha em mãos o número do IMEI
O IMEI é o registro digital que protege o smartphone desde que ele sai da fábrica.
É um código internacional de 15 dígitos que está na caixa do aparelho.
Também é possível encontrar esse número no perfil/conta no site do fabricante assim que estiver logado.
Faça um boletim de ocorrência
Fazer um boletim de ocorrência sinalizando a perda ou furto do smartphone é o próximo passo. Lembre-se de que o IMEI será solicitado pelo atendente.
Há a possibilidade de acrescentar o endereço que apareceu no rastreamento do seu smartphone na hora de concretizar o boletim de ocorrência.
Bloqueie seu aparelho e sua linha
Após os procedimentos iniciais é preciso efetuar o bloqueio do smartphone e da linha que está atrelada a ele.
Para isso é necessário entrar em contato com a operadora.
Ao entrar em contato com a operadora do smartphone, solicite o bloqueio do aparelho e da linha do celular.
Assim, ninguém mexerá nos arquivos que ficaram nele e nem fará ligações.
Recupere o número antigo depois de comprar um novo aparelho
É importante saber que algumas operadoras oferecem o serviço de reposição da linha perdida.
Para isso, basta comprar um chip novo na mesma operadora que você usava antes de perder o aparelho e, antes de instalá-lo, entrar em contato e solicitar a reposição de linha.
O processo de reposição dura até 48 horas e é totalmente orientado pelo atendente.
Caso a reposição de linha enfrente problemas, basta entrar em contato com a operadora novamente para pedir ajuda.
Gostou das nossas dicas e precisa de assistência técnica para seu smartphone? Entre em contato com a WSL tech!