Se o seu notebook está lento e você já está pensando em substitui-lo, confira algumas dicas que separamos para você.
Sabemos que um notebook lento, além de causar irritação também faz que você seja pouco produtivo. Se você está pensando em comprar um novo, saiba que existe uma alternativa com um ótimo custo benefício.
Você tenta abrir uma planilha do Excel e seu notebook trava, ele é antigo e você acha que é um caso perdido, afinal, ele está com pouco espaço e já não tem o mesmo desempenho de antigamente, você já pensou em vender o antigo e comprar um novo, mas ainda não tomou a decisão.
Muitos clientes chegam até a nossa loja com os seguintes questionamentos e observações:
- Meu notebook está muito lento e já não sei o que fazer.
- Meu notebook é antigo, será melhor descartar e comprar um novo?
- Meu Macbook está lento e quero aumentar a memória.
- Posso trocar o processador do meu notebook?
- Não está ligando, o que pode ser?
- Posso trocar o processador do meu notebook?
Portanto, é preciso entender o problema e fazer um diagnóstico completo para buscar a melhor solução, e não importa a marca do seu equipamento, pode ser um Samsung, Dell, Acer, MacBook Pro ou qualquer outro.
Do mesmo modo, com o tempo e uso ele terão o seu desempenho afetado, seja pela evolução dos softwares, pela falta de manutenção preventiva ou até mesmo por problemas físicos, uma vez que ambos (hardware e software) estão em evolução.
Quando você comprou seu notebook novo é muito provável que fosse compatível com os principais softwares do mercado e você passou alguns anos “sem problemas”, por outro lado, com o tempo este cenário foi mudando, afinal você instalou mais aplicativos, baixou fotos, vídeos e arquivos.
Outras situações também podem afetar o desempenho.
Ao mesmo tempo, os próprios browsers evoluíram, aliás no Google Chrome, por exemplo, você pode ter múltiplas janelas abertas (enquanto escrevia este post, 35 😐 ).
Nesse ínterim, a sujeira e poeira que acumula em seu notebook com o tempo, um cliente já nos procurou indicando que a tecla “F1”, não estava funcionando, depois de uma rápida olhada, identificamos que era apenas uma sujeira embaixo do teclado, apesar de ser um problema simples, causou grande desconforto.
Entretanto, este problema por muitas vezes é mais grave, fazendo com que o notebook fique lento, desligue sozinho ou até mesmo tenha um de seus componentes queimados. Logo, isso pode acontecer, por um acúmulo de poeira no cooler, ou em alguma placa importante.
E isso é muito comum, e foi o que aconteceu recentemente com o MacBook Pro de um de nossos clientes, nosso técnico registrou em fotos e também fez um vídeo falando um pouco sobre o problema e a solução encontrada, afim de ter um “antes e depois” para mostrarmos.
Como vocês podem ver no vídeo acima, só para ligar o MacBook Pro estava levando mais de dois minutos.
Na sequência, temos o resultado da manutenção realizada.
Assim, como observado, em menos de 30 segundos o MacBook Pro já está pronto para ser utilizado, ou seja, executa uma tarefa em 25% do tempo que levava antes.
O melhor de tudo é que o cliente não precisou investir mais de R$ 11.000,00 em um novo equipamento, o bolso agradece :). Inegavelmente um grande ganho, não é?
Dessa forma, primeiro foi feito um diagnóstico no equipamento e logo constatamos que os componentes internos estavam sujos. Fizemos a limpeza individual de cada um dos componentes, com todo o cuidado e precisão:
Também sugerimos para o cliente a substituição do HD principal por um SSD. Sem descartar o primeiro, que ainda serviria como dispositivo de armazenamento.
O HD armazena os dados de forma física, enquanto o SSD de forma lógica, por isso ele é mais rápido.
Existem muitas diferenças entre um HD convencional e o SSD.
Vantagens do HD Tradicional:
- Maior capacidade de armazenamento
- Preço
- Vida útil
Desvantagens do HD Tradicional e vantagens do SSD:
- Velocidade
- Resistência
- Gasto de energia
- Ruído
- Tamanho
- Temperatura
Veja mais detalhes nesta matéria do olhar digital.
Por isso, criamos uma solução para o cliente onde ele permanece com HD tradicional para a armazenagem de dados, e com o SSD trabalhando em harmonia, rodando o sistema operacional e softwares necessários, o ganho é incrível e na maioria das vezes é muito mais vantajoso que apenas trocar a memória, por exemplo.
Portanto, se o seu notebook está lento ou não liga, não entre em desespero. Antes de pensar em comprar um novo, considere o upgrade do atual 🙂